16 mayo 2009

Dedicatoria


Dos amores humanos, o menos egoísta, o mais puro e desinteressado é o amor da amizade, disse Cicerón. A amizade é alguma coisa assim mais além da beleza, portanto, desinteressada. A verdadeira amizade ñ quer saber de detalhes mais além das particularidades da pessoa em sí. A amizade ñ se busca, ñ se deseja. Surge. Em um momento que outro, aparece. A amizade é sem dúvida um dos sentimentos e possibilidades mais incríveis que nós os seres humanos podemos vivenciar. Em tal relaçao construímos, fabricamos, elaboramos, nos fazemos partícipes de um elo de vinculos e outras relaçoes; nos conformam assim como pessoas, se nos é possível exercer de nós mesmos...Nos realizamos como ser. Em uma amizade ñ haverá conspiraçao. Ñ se perguntará "por que???". Ñ se cobrará nada, ñ se exigirá nada. "Tranquilo". "Certo cara, marcado". Estas sao as palavras que revelam uma boa amizade, uma companhia amena, suave. O amigo na verdade é quem escolhe (acho que sao os amigos que escolhem a gente!). Como tudo na vida, as vezes perdemos e outras ganhamos. Uma verdadeira amizade ñ é fácil de perdê-la. Se deve fazer algo muito mal feito, muita vezes. Agora, claro, somos os que somos. Se ñ estamos contentes com o "amigo" pois mais vale "deixar rolar" que começar cobrando. Em tais relaçoes puras, abrir o seu coraçao equivale a ganhar um mundo novo nos ombros do outro ser. Open your heart. Mas, uma coisinha, logo de receber toda a informaçao, ñ a use JAMAIS contra o emissor. Ñ à conspiraçao, sempre. Enfim. Onde ñ há igualdade ñ haverá amizade. Os amigos também se consideram iguais, pessoas normais que buscam reciprocidade de sentimentos, gostos, ideias, possibilidades...Nao obstante também pode haver grandes amizades derivadas entre pessoas tao diferentes entre  si. Aí o respeito é tudo. Pois a amizade, muitas vezes, ñ precisa de palavras; outras vezes, quando as necessita, é somente como forma de mostrar ou receber consideraçao. Outra vez o respeito. Shakespeare disse:

Perguntei a um sábio,
a diferença que havia
entre amor e amizade,
ele me disse essa verdade...
O Amor é mais sensível,
a Amizade mais segura.
O Amor nos dá asas,
a Amizade o chão.
No Amor há mais carinho,
na Amizade compreensão.
O Amor é plantado
e com carinho cultivado,
a Amizade vem faceira,
e com troca de alegria e tristeza,
torna-se uma grande e querida
companheira. 
Mas quando o Amor é sincero
ele vem com um grande amigo,
e quando a Amizade é concreta,
ela é cheia de amor e carinho.
Quando se tem um amigo
ou uma grande paixão,
ambos sentimentos coexistem
dentro do seu coração.


A amizade é concreta, nela há compreensao. Segura e existe dentro do coraçao. O carinho da amizade dura eternamente, enquanto os envolvidos nela o permitem. Pode ser que um dia a amizade se veja algo em standby...Será pela distancia. Porque se existe amizade de verdade, aos aproximar-se do amigo, a permanència de sempre estará aí, presente como nunca. Os anos passarao mas tudo seguirá igual. Acredito que é devido ao sentimento puro, de carinho. Sentimento concreto. Sem cobranças. "Sem stress". Somos seres complexos, com tantas variantes, tantas estorias, um sem-fim de mundos interiores....Respeito. Na sinceridade deve haver respeito. Saber respeitar, saber dar espaço e ´exigir, ñ ordenar. Cada ser é um mundo. VIsoes. Formas distintas de interactuar. Na verdadeira amizade, como no amor, e em tudo mais que possa valer pra relacionamento humano, social, digo e afirmo, o quanto segue: o exercício de um sentimento bonito, puro, se dá no cotidiano, e ñ em datas marcadas e específicas. Cada ser é um mundo. Formas distintas de interagir. Se nos chama a atençao, pois só se será permitido disfrutar sempre e quando ñ se determine o como e o tempo. A possessao de algo ñ dá direito ao mesmo. Ontem é história. Amanha mistério. Hoje dádiva. O presente é o momento de dar tudo, perdao e esquecimento. Aí se apreciará, se admirará. O perdao e o esquecimento.

Amizade. Às vezes no meio da confusao, da tristeza, da ansiedade, os amigos sao salva-vidas. Diante dos amigos somos nós mesmos, em estado natural puríssimo. Somos sem medo de ser. Somos o que somos, e por isso temos amigos. Ao longo de nosso caminho, nossa existencia, muitas pessoas passam em nossa historia. Deixam marcas, ensinam coisas, fazem uma diferença danada. Sao praticamente família. Amigos sao família, sao espíritos companheiros de caminho. Ñ importa o tempo. Sao irmaos de estrada, ñ importa o tempo. Irmaos de fé. Porque precisamos deles, necessitamos estar com eles, sentimos a falta deles, nos preocupamos com eles. E tudo isso, sem cobranças.

A dedicatoria é simples. Assim como deve ser uma boa amizade. Ñ importa o tempo, Ao longo de tudo, texto e vida, a concisao marca o rumo. Ainda que o tenha feito complexo, o texto, me vale muito porque me deixa marca. Digo e afirmo: uma amizade verdadeira é uma troca e na vida, em nossa existencia, ñ importa o tempo, faz uma diferença danada.
 

No hay comentarios:

...

...
En un contexto creciente de urgencias prácticas, de conflictos sociales y catástrofes ecológicas, económicas y políticas, los distintos actores sociales toman posiciones que renuevan tensiones clásicas, a la vez que plantean problemas inéditos, frente a los cuales el despliegue de la razón instrumental, encarnada en el desarrollo acelerado de la ciencia y la tecnología resulta impotente.
"Da el primer paso con fé, no tienes que ver todas las escaleras, tan solo da el primer paso" Martin Luther King

Amigos

MuZiK


MusicPlaylistView Profile
Create a playlist at MixPod.com

A way of life

A way of life

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

deslizarse sobre las olas del mar de pie sobre una tabla

deslizarse sobre las olas del mar de pie sobre una tabla
El surf puede parecer al simple observador un deporte como tantos otros. O sea, una actividad fisica para divertirse y distraerse. Pero la verdad es que va mas alla de ser un deporte en si, el surf es una manera de vivir la v¡da. De alguna manera el que elije el surf elije no estar en la ciudad, elije cuidar el medio ambiente, elije cuidar su fisico, etc... El surf es un deporte y requiere, tal vez mas que otros, un buen estado fisico y por supuesto, saber nadar. Pero el surf no termina al salir del mar y guardar la tabla en la funda. El Surf es amor al Oceano, amor a la Naturaleza, a estar descalzo en la arena tibia de la playa, o la arena fresca de la orilla. Es amor al bienestar, a la vida sana en general. El surf encierra por lo general una actividad intelectual importante: se requiere paciencia, sabiduria, perseverancia y fortaleza. La perseverancia y fortaleza son necesarias para remar contra el oleaje y la corriente, luchar contra las fuertes espumas y resistir al cansancio, con el objetivo de llegar a donde se quiere estar. Una vez que logramos pasar la rompiente y que estamos sentados en nuestra tabla, se requiere paciencia, hay que esperar que vengan las olas. Las olas vendran a su debido tiempo y cuando eso pase tendremos que tomar une decision y elegir una dentro del monton. Si elegimos una ola muy alta o empinada, podemos clavarnos de punta en el agua y ser revolcados violentamente, y asi saber lo que sienten los calcetines al ser centrifugados en la lavadora. Si la ola es muy chica, no tendrá fuerza y no nos llevará con ella, habremos gastado energia remando sin sentido. Si la ola es muy frontal, no nos dará una surfeada muy larga... Al adquirir y sumar horas de agua salada seremos algo mas sabios, y sabremos reconocer las buenas olas al verlas venir.

ELPAIS.com | Noticias de Medio Ambiente